top of page
UM POUCO DA HISTÓRIA DA CIDADE DE BARRA DE SANTO ANTÔNIO - ALAGOAS - BRASIL

Fonte consultada: Enciclopédia Municípios de Alagoas, Instituto Arnon de Melo, Maceió, 2012. p. 32ss

(Por: Pe. Aristides Jorge Pereira)

O nome do município se deve ao Rio Santo Antônio que atravessa toda a cidade, dividindo-a em duas importantes partes, uma levando ao belíssimo mar com suas praias maravilhosas e a outra mais ligada ao continente.

 

Tudo começa a ser mais conhecido e explorado com a invasão holandesa. Albert Dorth, passando por aqui em 1624, viajando para Salvador, já encontrou um povoado indígena chamado "Poço dos Veados". Nesta região se travou vários conflitos e combates sob o comando de Von Shoppe, em perseguição a Matias de Albuquerque, após terem tomado Porto Calvo. Na margem esquerda do Rio Sauaçuí, tremulava o pendão holandês, desafiando assim os oponentes.

 

Mesmo com a expulsão dos holandeses, a povoação construída com casas de taipa, moradia típica dos pescadores, não desapareceu. Num ritmo constante mas ao mesmo tempo com lentidão peculiar da vida dos pescadores, foi se constituindo um núcleo da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Passo. Foi fixado um cruzeiro para a saída da procissão do Bom Jesus dos Navegantes, que atraía a muitos visitantes e a construção de uma capelinha em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, que também desapareceu com o tempo. E São Sebastião se tornou o padroeiro. Com o tempo, a devoção passou a Nossa Senhora, tornando-a a legítima padroeira.

 

 Já por volta do século XIX existia um estaleiro que fabricava barcos e barcaças, como também navios de pequeno porte, ocasionando na epoca um surto de desenvolvimento e progresso, enchendo de otimismo a população. Cada embarcação que seguia para o Recife era comemorado com grandes festejos.

 

O Senhor Manoel Monteiro de Carvalho, lutou muito para emancipar este município já pertencente a São Luís do Quitunde. Com perseverança e enfrentando os desafios, finalmente, no dia 20 de agosto de 1960, através da Lei Estadual nº2.285, o município da Barra de Santo Antônio foi emancipado, tendo à frente, como seu primeiro prefeito, o Senhor Manoel Monteiro.

 

A igreja de Nossa Senhora da Conceição é datada a sua construção de 1753, que erroneamente se atribuiu a construção dos holandeses, no entanto não se tem informações históricas de como surgiu. É o monumento mais importante deste período histórico da nossa cidade.

 

A beleza da configuração geográfica com seus importantes e belos manguezais, suas maravilhosas praias como Tabuba, Carro Quebrado e outras, fazem o cartão postal do nosso município.

 

Hoje, a pesca continua como raíz cultural e econômica desafiando o tempo e a modernidade, juntado aos novos empreendimentos como o turismo, construções de modernas pousadas, hoteis, construções de belíssimas casas para veraneios e uma belíssima ponte que liga as duas partes da cidade, antes ligada com a travessia fluvial, numa verdadeira expansão do progresso e desenvolvimento e já perfazendo uma população de 14.230 mil habitantes, fornecida estatisticamente pelo censo de 2010.

Endereços:

• Av. Cecília Cândida da Silva, S/N

• Rua da Cepe, S/N
Barra de Santo Antônio, AL

CEP: 57925-000
 

© 2015 por Paróquia de Barra de Santo Antônio. Orgulhosamente criado por PASCOM/BSA

  • b-facebook
  • Google+ Preto Redonda
bottom of page