top of page

NOTÍCIAS & EVENTOS

NSA

Chegada da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida

25 de setembro, 2015

Na última sexta (25), chegou, da cidade de São Luiz do Quitunde, a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, com muita animação e fogos, os fiéis (da parte alta e da parte baixa) de São Luiz do Quitunde chegaram por meio de uma grandiosa carreata em nossa cidade, abrilhantando ainda mais a noite.

A banda filarmônica Valmir de Oliveira, regida pelo maestro Miguel, estava no trevo à espera da carreata para melhor receber por meio de música a Imagem Jubilar da Mãe Aparecida Padroeira do nosso Brasi. Após a chegada da imagem, os fiéis, de Barra de Santo Antônio e de São Luiz do Quitunde, saíram em uma caminhada acompanhados por muitos carros e motos. Cada movimento da igreja marcaram presença com seu bandeira e camisa. O ministério Unidade Nova animou a caminhada em um mini trio.

Ao chegar na Igreja Matriz de Santo Antônio, a imagem foi colocada em um lindo altar decorado com flores e então iniciou-se a Santa Missa, celebrada pelo padre Aristides Jorge, administrador da paroquial, da cidade de Barra de Santo Antônio e, concelebrada por, padre José Arnaldo e padre José Carlos, ambos da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, da Cidade de São Luiz do Quitunde e, pelo padre, da cidade de Escada, do estado de Pernambuco.

Após a Missa houve duas apresentações de dança, uma feita pelo grupo de dança da cidade de São Luiz, e a outra feita pelo grupo de arte e dança Força e Vitória, de Barra de Santo Antônio.

Após as apresentações foi organizada a Vígilia Mariana, onde os movimentos da paróquia se alternaram na seguinte sequência: Legião de Maria, Canáculo, Divina Misericórdia, Terço das Mulheres, Terço dos Homens, ECC e Juventude Missionária. No fim da vigília, às 05:00hrs, a imagem foi recolhida para a casa paroquial, retornando à igreja às 08:00hrs para a continuidade das homenagens.

No sábado (26), houve homenagens na Igreja Matriz de Santo Antônio pela manhã. Às 15:00hrs houve a caminhada biblíca com a imagem jubilar indo em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Após a caminhada, houve a Santa Missa em frente à igreja e, em seguida, a vigília mariana.

No domingo (27), às 07:30hrs houve a Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e em seguida a continuação das homenagens.

A imagem visitou, no período da tarde e em carreata, a comunidade de Santa Rosa de Lima e o povoado de Santa Luzia, finalizando com uma missa nos locais das visitas. Chegando na igreja matriz de Santo Antônio, foi celebrada a missa, seguida da vigília mariana.

Na segunda (28), a imagem visitou as pessoas enfermas e escolas da Barra I pela manhã e da Barra II pela tarde. Às 18:00hrs, houve a Santa Missa e a concentração na Igreja Matriz de Santo Antônio para a grande carreata até Paripueira para a entrega da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida.

Festividade da Comunidade de Santa Rosa de Lima

02 a 05 de setembro, 2015

A Fazenda Santa Rosa (Comunidade pertencente à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio), em Barra de Santo Antônio, iniciou neste último dia 02, o tríduo de Santa Rosa de Lima.

Durante os três dias, a festividade contou com membros das igrejas matrizes, Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio, estes que participaram árduamente junto com a comunidade Santa Rosa.

Durante o tríduo, a animação ficou por conta do Ministério Unidade Nova.

O primeiro e o segundo dia de festa foi iniciado com a celebração da Palavra, presidida por Ademar Júnior e Júlia. O terceiro dia houve a Santa Missa, presidida pelo pároco Padre Aristides.

No quarto dia, os fiéis acompanharam Santa Rosa de Lima em uma procissão com muita fé. Animando a procissão estava a filarmônica do maestro Miguel.

Ao término da procissão, padre Aristides presidiu a Santa Missa em frente à capela de Santa Rosa.

Durante o tríduo, a comunidade recebeu o presente mais lindo de todos: Jesus Eucarístico. No sacrário da comunidade não havia a ampola aonde representa Jesus vivo no Santíssimo Sacramento. Dona Júlia enfatizou com uma pequena catequese, se como agir, reverenciar e o que fazer com o Santíssimo Sacramento, explicando também o porque da luz vermelha que de agora em diante ficará acessa ao lado do sacrário. 

"Depois de tanto tempo, de tanta luta, alegrai-vos irmãos, pois o dono da casa chegou, e veio pra ficar.", disse Ademar Júnior.

Sobre Santa Rosa de Lima: 

- Santa Rosa de Lima é a primeira santa nativa da América. Nasceu na cidade de Lima, no Peru, em 1586. No batismo recebeu o nome de Isabel Flores y Oliva, mas sua extraordinária beleza motivou a mudança do nome para Rosa. Era de uma família bem sucedida nos negócios. Dizem que ela tinha uma voz melodiosa e tocava habilmente harpa e viola. 

De repente, os bens da família acabaram devido ao insucesso numa empresa. Assim, a pequena Rosa experimentou a pobreza, trabalhando na terra e na costura para ajudar no sustento dos pais e dos irmãos. Cultivava rosas e as vendia no mercado. Por isso é tida como patrona dos floristas.

Ela foi pretendida por muitos jovens de famílias ricas, mas, contrariando o desejo dos pais, renunciou ao casamento, consagrando-se a Deus na Ordem Terceira Dominicana. Construiu uma cela no quintal de sua casa, onde passava horas em meditação e penitência. Levava uma vida austera, de mortificação e de abandono à vontade de Deus. Através de rigorosas renúncias, Rosa eliminou de sua vida todo orgulho, amor próprio e vaidade. Jejuava continuamente e dormia sobre tábuas. Diariamente saía de sua cela dedicando-se aos pobres, visitando os doentes, ajudando de todas as maneiras e socorrendo as famílias que a procuravam.

Rosa recebeu de Deus o dom dos milagres e teve experiências místicas. Nossa Senhora lhe apareceu várias vezes, como também o Menino Jesus, que ficava em seu colo. Mesmo assim, nunca lhe faltou a cruz: enfrentou incompreensões e perseguições em sua vida, que terminou no dia 24 de agosto de 1617, aos 31 anos de idade.

O então Cardeal Joseph Ratzinger, em sua histórica visita ao Santuário de Santa Rosa de Lima, em 1989, afirmou: "Essa mulher é uma personificação da Igreja na América Latina: imersa e msofrimentos, desprovida de meios materiais, e de um poder significativo, mas tomada pelo íntimo ardor causado pela proximidade de Jesus Cristo".

Rosa foi beatificada pelo Papa Clemente IX, em 1668, e canonizada pelo Papa Clemente X, em 1671. Sua festa é celebrada dia 23 de agosto. Santa Rosa de Lima é a padroeira do Peru e das Ilhas Filipinas. - (Fonte: Brasil Cristão, agosto 2013)

 

IV Vem e Segue-Me

31 de julho a 02 de agosto, 2015

Aconteceu, neste último fim de semana, o IV Vem e Segue-Me.

O retiro iniciou-se na noite de sexta-feira com a acolhida dos jovens pela equipe da coordenação, e após houve Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Na manhã de sábado, os jovens assistiram às palestras de Beatriz Guedes e Júnior Souza, e dos missionários Emerson, Marcos (ambos da Comunidade Coração Misericordioso) e Cícero (da Comunidade Nova Jericó). No fim da tarde, o padre Aristides ministrou a Santa Missa, uma missa diferente e interativa.

À noite, foi rezado o terço missionário, após foi cantada a ladainha de N. Senhora e, por fim, a animação ficou por conta do Ministério Unidade Nova, finalizando a noite com um louvorzão.

Na manhã de domingo os jovens fizeram o Lexo Divino, ministrado por Beatriz Guedes e Júnior Souza e após, o retiro foi finalizado com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, ministrado por Ademar Júnior.

Foi uma bênção. Todos estão de parabéns!

Festividade de Pe. Cícero Romão Batista

20 de julho, 2015

Hoje, a festa de Pe. Cícero Romão, na cidade de Barra de Santo Antônio, iniciou-se às 05:00hrs com o ofício de Nossa Senhora. Logo mais, às 15:00hrs, Ademar Júnior fez uma animação, junto com o ministério Unidade Nova, e em seguida rezou o terço das sete dores de Maria. Depois de pregar o Evangelho, pediu que fosse feito um minuto de silêncio para a reflexão da vida do pe. Cícero, sua batalha e, como foi grandiosa Nossa Senhora das Dores. Rezando uma Ave-Maria, pediu a intercessão do pe. Cícero, entregando cada casa aos cuidados do quase canonizado, e assim como iniciou, Júnior terminou esse momento cantando as dores de Maria.

Retornando às 18:00hrs, Ademar Júnior iniciou com uma animação cantando músicas de romaria e, em seguida, iniciou-se o terço mariano, onde deu continuidade nas ruas juntamente com a procissão. A procissão saiu da sede dos romeiros, na Ilha da Crôa, sendo acompanhada pelos fieis e pelo maestro Miguel com a filarmônica Valmir de Oliveira, junto com Ademar e Júlia. Após a procissão houve a Missa Solene na sede dos romeiros.

 

 

Cristoteca JM

18 de julho, 2015

Cristoteca realizada pela Juventude Missionária de Barra de Santo Antônio, no dia 18 de julho para arrecadação de verbas para o IV Vem e Segue-Me.

A cristoteca contou com a animação do DJ Mano, de Maceió e com alguns jovens da comunidade.

Durante o evento houve o sorteio de um balaio, este que também foi em prol do retiro.

 

 

 

 

 

 

Festividade de São Pedro

29 de junho, 2015

Às 06:00hrs iniciou-se com a queima de fogos e oração. Às 10:00hrs aconteceu a Santa Missa, a qual ficou mais bonita com a participação dos pescadores locais, que entoaram sua fé de maneira singela e verdadeira. Após a missa, houve um almoço comunitário.

Às 16:30hrs a procissão saiu da Igreja de Nossa Senhora da Conceição seguida pelos fieis. A animação ficou por conta do maestro Miguel e sua filarmônica, e de Ademar Júnior junto com Júlia. Os pescadores marcaram presença durante todo o dia festivo e prestigiaram, com muita devoção, o dia de São Pedro. No fim da procissão houve a Missa Solene e após a missa, houve um jantar comunitário na casa do Cícero (Sô).

 

 

 

 

Festa de Santo Antônio - 2015 - 10º dia

13 de junho, 2015

Tema: "Santo Antônio edifica a igreja".

Celebrante: Padre Josemildo e Padre Aristides

Animação: Servu's da Alegria (dia) e Júnior e Júlia (noite)

 

Às 06:00hrs a festa de Santo Antônio iniciou-se com a queima de fogos, oração, e alvorada festiva! 

Às 07:00hrs houve o café comunitário! Logo após ocorreu a missa solene com o tema: "Santo Antônio edifica a igreja".

Quem presidiu a missa foi o Pe. Josemildo, da paróquia São José, da cidade de São José da Lage, acompanhado do nosso pároco Pe. Aristides.

A animação ficou por conta do Coral Servu's da Alegria da paróquia de São Maximiliano Kolbe, Benedito Bentes - Maceió.

Ao fim da missa o coral fez uma apresentação e animação musical!

Após, às 12:00hrs, houve o almoço comunitário.

A procissão iniciou às 16:30hrs, saindo da Igreja de Santo Antônio. Percorrendo as ruas da cidade, os fiéis cantaram e louvaram a Deus, acompanhados do Padre Aristides e de alguns músicos da Banda Fanfarra local. A procissão teve seu término na mesma igreja. A Santa Missa iniciou-se após a procissão, com o Pe. Aristides Jorge. 

Este, em sua homilia, pede aos fiéis que sejam ativos na fé e perseverem na oração, que sejam iguais a Santo Antônio, que por meio da oração edifica a igreja.

Ao fim da missa, houve o jantar comunitário, finalizando assim as festividades de Santo Antônio - 2015.

 

 

Festa de Santo Antônio - 2015 - 9º dia

12 de junho, 2015

Tema: "Santo Antônio, mestre de oração"

Celebrante: Côn. Claudinier (Pe. Zezinho)

Responsável: ECC e Família

Animação: ECC

 

Nono dia da Festa de Santo Antônio - Às 05:30hrs foi rezado o terço na igreja de Santo Antônio. Às 18:30hrs houve a caminhada com a bandeira finalizando na igreja. Ao chegar na igreja, foi cantada a ladainha de Santo Antônio e logo após houve a Santa Missa com o tema: "Santo Antônio, mestre de oração".
Dentro da festa da paróquia a igreja celebra a festa do Coração de Jesus. Vem justamente encerrar as festividades do tempo pascal. O Salmo dizia: "com alegria beberei do manancial da Salvação". Manancial = algo puro, fonte e, Jesus é essa fonte.

Jesus morreu de uma morte cruenta (a morte na cruz). Do coração de Jesus saiu o sangue da salvação e a água do manancial. Água da vida. Sangue da vida. Esse coração se abre para cada um de nós.

Nosso coração deve arder no íntimo e arder em compaixão.

No coração de Jesus há sentimentos: Acolher e Perdoar, este último levando a amar.

No coração de Jesus há Compaixão e Misericórdia. No coração de Jesus encontramos a vida.

Santo Antônio soube beber do manancial da salvação e buscou sua força no coração de Jesus.

Santo Antônio, como o tema da noite nos diz, é um mestre de oração, com ele aprendemos que rezar é entrar em intimidade com Jesus, pois momentos de oração é entre, somente, duas pessoas. É um intercâmbio de amor e de vida.

A vida nos leva à situações que nos faz desacreditar  e deixar de rezar, mas a oração é que dá força para continuar.

A oração não é para acontecer, é para que se acontecer eu possa ser forte para suportar.

As orações de Santo Antônio era voltada para os hereges.

Nós devemos buscar força na fonte. Beber da água da fonte é o nosso objetivo.

Às vezes procurando a fonte imitamos outra pessoa. Não podemos jamais nos espelhar em ninguém, só em Jesus. A nossa vida de oração é centralizada na pessoa de Jesus Cristo. São Paulo nos lembrou que Jesus era o mesmo ontem, é o mesmo hoje e será o mesmo amanhã. Nós é que mudamos para com ele.

Jesus nos olha com compaixão e não nos decepciona. 

"Cuidado, disse Jesus, com a mesma medida que você mede o irmão, você será medido". Vocês devem viver com compaixão e viver com misericórdia. Jesus chama as pessoas com fardos. Sejamos imitadores de Santo Antônio nessa vivência de oração. 

Rezar é o canal da graça entre Deus e eu.

Todos têm de rezar pois até Jesus rezava.

Não devemos rezar só no fim do dia, e sim qualquer hora pois qualquer hora é hora de rezar.

Consideremos Jesus como um amigo, busquemos Ele em oração diariamente. Beber da fonte que é Ele.

 

 

 

Festa de Santo Antônio - 2015 - 8º dia

11 de junho, 2015

Tema: "Santo Antônio leva Jesus nos braços"

Celebrante: Padre Luiz Rodrigues

Responsável: Comunidade Santa Luzia e Santa Rosa

Animação: Coral Santa Luzia

 

Oitavo dia da festa de Santo Antônio - Às 05:30hrs foi rezado o terço na igreja de Santo Antônio. Houve a caminhada às 18:30hrs com a bandeira finalizando na igreja. Ao chegar na igreja foi cantada a ladainha de Santo Antônio e logo após iniciou-se a Santa Missa com o tema da noite: "Santo Antônio leva Jesus nos braços".

Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus... Santo Antônio carrega o Menino Jesus nos braços, um tema tão simples e tão poderoso. Aí nos perguntamos por que o Menino Jesus vem nos braços de Santo Antônio! Santo Antônio viveu na epoca de Jesus? E a resposta é não! Ou seja, Santo Antônio nasceu mil e duzentos anos depois que Jesus nasceu, então qual o significado do Menino Jesus estar nos braços de Santo Antônio? Pois bem, no mundo existem três tipos de imagens de Santo Antônio:

1ª - A que o Menino Jesus está sentado na Bíblia que Santo Antônio segura

2ª - Jesus nos braços de Santo Antônio e,

3ª - Nossa Senhora com o Menino Jesus mostrando a Santo Antônio

Então qual a diferença? A primeira é que o Menino Jesus abençoa, a segunda é quando o Menino Jesus faz um sinal com sua mão para Santo Antônio que significa uma palavra grega! O menino Jesus, representa para alguns nas imagens, porque Santo Antônio gostava e andava muito com crianças! Mas seja qual for a imagem, o importante é que queira mostrar o amor e a palavra de Deus. Que Santo Antônio tinha a simplicidade com as crianças.

Santo Antônio em seus sermões falava muito das pessoas terem virtudes, serem iguais às crianças para que pudessem viver o hábito da oração! Santo Antônio escreveu muito sobre a oração. Quantas vezes nos colocamos em orações com nosso coração perturbado com as coisas do mundo, assim não se tem uma verdadeira oração! Meus irmãos e minhas irmãs, a humildade nos leva para mais perto de Deus, pois quem é humilde consegue viver a palavra de Deus! E Santo Antônio, além de ter humildade ele amava a palavra de Deus! Santo Antônio também é considerado o doutor da igreja! Depois de sua morte, canonizado, levado às igrejas como padroeiro e se tornando doutor da igreja, por quê? Porque ele viveu a palavra e a vontade de Deus! Portanto cessem as palavras e façam delas obras!

(Pe. Luiz Rodrigues)

 

 

Festa de Santo Antônio - 2015 - 7º dia

10 de junho, 2015

Tema: "Santo Antônio conduz o povo à Fé."

Celebrante: Padre José Antônio (Marechal)

Responsável: Comunidade Coração Misericordioso e Terço da Divina Misericórdia

Animação: 

 

Sétimo dia da festa de Santo Antônio - Às 05:30hrs foi rezado o terço na igreja de Santo Antônio. Houve a caminhada às 18:30hrs com a bandeira finalizando na igreja. Ao chegar na igreja foi cantada a ladainha de Santo Antônio e logo após iniciou-se a Santa Missa com o tema da noite: "Santo Antônio conduz o povo à fé".

O padre José Antônio, conhecido por todos nós como Marechal, inicia sua homilia nos lembrando que "Jesus veio para dar pleno cumprimento da Lei, não veio para abolir a Lei" (Mt 5; 17).

Jesus, em seus ensinamentos, sempre denunciou o fato de a lei do Antigo Testamento ser subentendida e erradamente aplicada: era a lei em declínio. Jesus defende a verdadeira lei, que foi sustentada com equidade pelos profetas.

É essa autêntica lei que Jesus nos pede para cumprir. Ela é um desdobramento da antiga lei, trazida à plenitude. O sermão da montanha inculca-nos o espírito e os critérios de sua totalidade: as bem-aventuranças, os contrastes – “vocês ouviram, mas eu porém vos digo…” – e a primazia do amor.

Quem, no entanto, desobedecer tais leis e ensinar tais práticas erradas, este será condenado, devemos pois, obedecer, praticar e ensinar as leis como Jesus nos pediu.

Hoje, muitos fiéis deixam-se seduzir por palavras envolventes de muitos lobos em pele de carneiro, estes prometem terrenos no céu, vida eterna em troca de dinheiro, entre outros absurdos e o pior é que muitos acreditam.

Não nos deixemos ser abalados por palavras vãs, pois o que é de Deus é eterno, e o que é do homem é passageiro.

Leia a bíblia! Não acredite em tudo que lhe falarem, busque informações e peça a Sabedoria do Senhor.

 

 

 

 

Festa de Santo Antônio - 2015 - 6º dia

09 de junho, 2015

Tema: "Santo Antônio, missionário da igreja".

Celebrante: Padre Erivaldo Xavier

Responsável: Juventude Missionária e Terço dos Homens

Animação: Servas de Deus 

 

Sexto dia da festa de Santo Antônio - Às 05:30hrs foi rezado o terço na igreja de Santo Antônio. Houve a caminhada às 18:30hrs saindo com a bandeira da casa da dona Odete chegando na igreja às 19:00hrs. Ao chegar na igreja foi cantada a ladainha de Santo Antônio e logo após iniciou-se a Santa Missa com o tema da noite: "Santo Antônio, missionário da igreja".

O padre Erivaldo Xavier inicia a homilia invocando o Espírito Santo. O mesmo Espírito que anunciou a Boa Nova à Nossa Senhora, e o mesmo Espírito que instigou Santo Antônio. Esse Espírito que nos sonda e faz morada no nosso templo. Peçamos que o Espírito Santo incendeie a nossa alma e o nosso coração.

O Evangelho de hoje nos pede que sejamos luz e sal no mundo. É o nosso dever. Oremos pelas pessoas que não vêm à missa como nós viemos. Oremos pelas pessoas que se dizem católicas mas não rezam o terço, não vão à missa, não devolvem o dízimo, não vive a sua fé. É preciso entender que precisamos viver a nossa fé! Precisamos, mesmo diante dos problemas, confiar em Deus e não nos homens. Talvez seja por isso que enfrentamos tantas tribulações, porque não depositamos nossa confiança plenamente em Deus. Porque confiamos em seres humanos, e seres humanos falham. Já dizia o livro de Jeremias "maldito o homem que confia em outro homem" (Jr 17;5). Depositais, amados, a vossa confiança no Senhor Deus.

Nós somos a luz do mundo!

A vela fica no altar para iluminar, não para ficar apagada. Bem assim é a nossa vida, devemos ser a luz do mundo, devemos irradiar a luz de Jesus.

A mídia está nos ridicularizando, mas a Palavra de Deus já nos alertava sobre isso dizendo que a Igreja seria perseguida mas nunca destruída!

E Jesus disse "quem quiser me seguir, que pegue a sua cruz!" (Mc 8; 34). Ele não disse que a nossa caminhada seria fácil. Não nos enganou dizendo que ser sal e luz no mundo seria fácil. É difícil mas não é impossível!

Nosso lugar é o céu. Nós somos estrangeiros neste mundo pois pertencemos ao céu. Nosso olhar está para o alto. Pois tudo passa, mas a Palavra de Deus é eterna.

Muitas vezes encontramos dificuldades para ir à missa (preguiça, dores, problemas familiares) mas devemos pegar a nossa cruz e seguir Jesus, porque Ele não merece sobras, o Cristo merece a primícia.

Você sabe por que muitas vezes estamos com a fé fraca? Por que muitas vezes caímos em tentação? Simples. Porque não estamos rezando! Não estamos dando o nosso testemunho de cristão. Vigiai, pois, irmão o que fazes. Temos que dar trestemunho de vida. Devemos ser a luz. Pois não basta só rezar, tem que ter ação.

Eis aí o significado da palavra oração: orar + ação = oração.

Temos que permitir que Jesus Eucarístico mude a nossa vida! Devemos juntar tesouros espirituais e não materiais, lembre-se disso!

Ide e pregai o Evangelho a todas as nações e viva a frase: "Sou feliz por ser católico!"

 

 

 

Festa de Santo Antônio - 2015 - 5º dia

08 de junho, 2015

Tema: "Santo Antônio, sacerdote do Senhor".

Celebrante: Padre Juraci Carlos

Responsável: Cenáculo e Romeiros

Animação: Cenáculo, Romeiros, Júnior e Júlia

 

Quinto dia da festa de Santo Antônio - Às 05:30hrs foi rezado o terço na igreja de santo Antônio. Houve a caminhada às 19:00hrs saindo a bandeira da casa da dona Alice chegando na igreja as 19:30hrs. Ao chegar na igreja foi cantado a ladainha de santo Antônio e iniciando a missa com o tema da noite: " Santo Antonio Sacerdote Do Senhor.

O padre Juraci Carlos inicia a homilia nos lembrando que somos todos bem aventurados por que aqui estamos. Celebrar os festejos do nosso padroeiro significa celebrar o amor. Sede santos e santas assim como nosso Pai é santo, os santos, os quais veneramos, veneramos pelo o exemplo de vida deles, e precisamos ser assim! Mesmo que tenhamos dificuldades, nós temos sempre que dar graças a Deus porque ele é bom e não foi ele quem criou as coisas ruins, as coisas ruins são frutos do pecado. Deus jamais está ausente na nossa vida, nós que fugimos e se ausentamos dEle! Nós trocamos o amor de Deus pela facilidade do mundo, a exemplo de santo Antônio, aqui estamos a caminho de buscar o céu, estamos caminhando e peregrinando. Se você vem celebrar a festa de seu padroeiro e não sabe sobre ele então busque conhecer, porque se não conhecer não adianta! E precisamos entrar nessa hierarquia!

"Estarei convosco até o fim dos tempos", assim disse jesus! E na sua ida ao céu enviou o Espírito Santo sobre aqueles, para que tenham coragem e força de suportar o que há de vir. As adversidades são muitas, mas não podemos esquecer que nosso Jesus Cristo é eterno, é hoje, amanhã e sempre! Nós devemos estar ciente dessa vida de comunhão e segui-la dizendo: "Sou cristão. Sou católico!", e assim seguir. Precisamos ser como esse tema de hoje que fala, assim como santo Antônio foi fiel a nosso Senhor Jesus Cristo, nós também precisamos ser! A chuva cai para todos, o sol nasce para todos, mas a humanidade com sua arrogância, ignorância e egoísmo em querer brigrar pelas coisas, por terras e entre outros, precisamos fazer nossa parte e pedir a Santo Antônio para que sejamos como ele e que busquemos a Deus! 

Como nas outras noites, houve barraquinhas vendendo quitutes na porta da igreja, ao fim da Santa Missa.

 

 

Festa de Santo Antônio - 2015 - 4º dia

07 de junho, 2015

Tema: "Santo Antônio realiza graças".

Celebrante: Padre Manoel Alves

Responsável: Terço da Imaculada Conceição e Terço Santo Antônio

Animação: Coral Imaculada Conceição

 

Quarto dia da festa de Santo Antônio - Às 05:30hrs foi feita a oração na Igreja de Santo Antônio. Às 19:00hrs houve uma caminhada com a bandeira de Santo Antônio em direção à igreja. Ao chegar à igreja, foi cantada a ladainha de Santo Antônio e, logo após, iniciou-se a Santa Missa.

O padre Manoel iniciou a homilia cantando um hino muito conhecido na igreja: "Renova-me, Senhor Jesus, já não quero ser igual." Após, o padre nos lembra de quando Adão e Eva desobedeceram a Deus. E quando o Senhor perguntou se eles haviam comido do fruto proibido, eles ficaram jogando a culpa um no outro. Ninguém assumiu a culpa, e isso é o que estamos fazendo nos dias de hoje, sempre colocamos a culpa no irmão. É muito fácil apontar os erros dos outros, mas é um desafio apontar os acertos, dar um elogio, icentivar a fazer uma coisa boa, isso hoje em dia é difícil!

Sem a fé nós nos afastamos de Deus, nos afastamos das bênçãos, das graças, do amor e dos presentes diários, e um dos presentes diários de Deus é a vida, a nossa vida. Então, é necessário que nós não percamos a fé!

Santo Antônio fez o milagre acontecer ainda em vida. Santo Antônio foi um homem de fé! Quando ele procurou os homens para falar da Palavra de Deus e, estes já tinham ido, ele pregou ali, para os peixinhos do mar e os peixes do mar o ouviram, isso é um exemplo de fé e amor à Palavra de Deus. E nós devemos seguir este exemplo!

E o padre ainda nos lembra que o milagre nunca é mérito nosso, tudo é graças a Deus. Um pedido nosso colocado no colo de Santo Antônio vai diretamente para o colo do menino Jesus. Nós devemos fazer nossas orações e, quando pedir, quando colocar nas mãos de Santo Antônio e de Deus, não ficarmos cobrando, pois tudo é no tempo do Pai. Esperar também é uma virtude. E nós precisamos ser a família de Deus, aquela que escuta, que faz a vontade de Deus e que espera no tempo dEle.

E a vontade de Deus é perdoar! O grande remédio dos dias de hoje chama-se perdão. 

É tempo de perdoar.

É tempo de se doar.

Fez um pedido a Deus e este ainda não foi concebido? Espere, pois o silêncio também é resposta! Apartir de hoje não vamos ter pressa, vamos colocar cada pessoa da nossa família no colo de Santo Antônio até que nossa família esteja orante, perseverante e agradecida.

Não tenhamos pressa, pois tudo é do Pai.

O padre finalizou a homilia cantando o hino "Tudo é do Pai" com os fieis!

 

 

 

Festa de Santo Antônio - 2015 - 3º dia

06 de junho, 2015

Tema: "Santo Antônio conforta os doentes".

Celebrante: Padre Aristides Jorge

Responsável: Juventude Missionária e Dizimistas

Animação: Juventude Missionária

 

Terceiro dia da festa de Santo Antônio - Às 05:00hrs foi rezado o terço na Igreja de Santo Antônio. Às 19:00hrs houve uma caminhada saindo com a bandeira da casa da Dona Lourdes, chegando à Igreja às 19:30hrs. Ao chegar na igreja, foi cantada a ladainha de Santo Antônio e, logo após, iniciou-se a Santa Missa.

Durante a homilia, padre Aristides nos lembra que temos o costume de apontar para os erros dos outros e esquecemos de olhar para os nossos. Deus criou o homem e a mulher para morar com ele no paraíso e, estes não souberam agradecer, desobedecendo assim à Deus. E ao desobedecer, perceberam que estavam nus e, tiveram vergonha de estar na presença do Senhor. Quando desobedecemos, nós estamos contra o amor, e se Deus é amor, logo estamos contra Deus. Às vezes queremos ir contra Deus e ficamos nus, pois pecamos. Queremos ser mais que Deus. Queremos criar como Deus cria, fazer como Deus faz, e isso nos faz pecar, pois ao fazer tais atos nós esquecemos que Deus é único, e só Ele tem o poder de tais coisas, e cabe assim a nós o louvar e glorificar o Seu Santo nome.

Na segunda leitura, Paulo vem nos pedir que tenhamos fé traduzidas em obras, pois materialmente falando não somos nada. E acrescenta que, aquEle que ressuscitou Jesus, também nos ressuscitará!

E o Evangelho de hoje vem nos dizer que Jesus curava e operava milagres e, alguém com inveja (olha aí o pecado!), diz que Jesus fazia tais obras em nome de Belzebul (demônios) e, em resposta, Jesus diz que não se expulsa demônios com demônios e alerta: Aquele que peca contra o Espírito Santo não tem perdão! Por isso que o mundo hoje está desse jeito, porque estamos pecando contra o Espírito Santo. Piadas, heresias, blasfêmias, tudo isso nos faz pecar contra o Espírito Santo. 

No final do Evangelho, alguém diz a Jesus: "Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te." E em resposta, Jesus pergunta: "Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?". Não pensem meus caros amigos que ali Jesus negou que Maria era sua mãe, esta que, a um pedido do Senhor respondeu "faça-se em mim segundo a Tua vontade" (Lc 1; 38). Jesus amava Maria, e por esta razão pergunta: "Quem é minha mãe?". Jesus ali pede que sejamos igual a Maria, pois a mãe e os irmãos de Jesus são aqueles que aceitam, pregam e vivem a Palavra do Senhor!

Santo Antônio se entregou totalmente a Deus. O ato de pregar é definido de várias formas, pregamos quando louvamos, quando chamamos o irmão para ir à igreja, pregamos quando falamos de Cristo para alguém e até mesmo quando cantamos uma canção para Deus. Todos nós temos um modo diferente de pregar. A pregação vem de Deus, e o que é de Deus permanece, e o que é do homem desaparece.

Ao fim da missa, padre Aristides pede que a comunidade divulgue a festa, que ame o que estão fazendo para tornar assim a festa mais bonita do que já está!
 

 

 

Festa de Santo Antônio - 2015 - 2º dia

05 de junho, 2015

Tema: "Santo Antônio, missionário da igreja".

Celebrante: Padre Erivaldo Xavier

Responsável: Juventude Missionária e Terço dos Homens

Animação: Servas de Deus 

 

Sexto dia da festa de Santo Antônio - Às 05:30hrs foi rezado o terço na igreja de Santo Antônio. Houve a caminhada às 18:30hrs saindo com a bandeira da casa da dona Odete chegando na igreja às 19:00hrs. Ao chegar na igreja foi cantada a ladainha de Santo Antônio e logo após iniciou-se a Santa Missa com o tema da noite: "Santo Antônio, missionário da igreja".

O padre Erivaldo Xavier inicia a homilia invocando o Espírito Santo. O mesmo Espírito que anunciou a Boa Nova à Nossa Senhora, e o mesmo Espírito que instigou Santo Antônio. Esse Espírito que nos sonda e faz morada no nosso templo. Peçamos que o Espírito Santo incendeie a nossa alma e o nosso coração.

O Evangelho de hoje nos pede que sejamos luz e sal no mundo. É o nosso dever. Oremos pelas pessoas que não vêm à missa como nós viemos. Oremos pelas pessoas que se dizem católicas mas não rezam o terço, não vão à missa, não devolvem o dízimo, não vive a sua fé. É preciso entender que precisamos viver a nossa fé! Precisamos, mesmo diante dos problemas, confiar em Deus e não nos homens. Talvez seja por isso que enfrentamos tantas tribulações, porque não depositamos nossa confiança plenamente em Deus. Porque confiamos em seres humanos, e seres humanos falham. Já dizia o livro de Jeremias "maldito o homem que confia em outro homem" (Jr 17;5). Depositais, amados, a vossa confiança no Senhor Deus.

Nós somos a luz do mundo!

A vela fica no altar para iluminar, não para ficar apagada. Bem assim é a nossa vida, devemos ser a luz do mundo, devemos irradiar a luz de Jesus.

A mídia está nos ridicularizando, mas a Palavra de Deus já nos alertava sobre isso dizendo que a Igreja seria perseguida mas nunca destruída!

E Jesus disse "quem quiser me seguir, que pegue a sua cruz!" (Mc 8; 34). Ele não disse que a nossa caminhada seria fácil. Não nos enganou dizendo que ser sal e luz no mundo seria fácil. É difícil mas não é impossível!

Nosso lugar é o céu. Nós somos estrangeiros neste mundo pois pertencemos ao céu. Nosso olhar está para o alto. Pois tudo passa, mas a Palavra de Deus é eterna.

Muitas vezes encontramos dificuldades para ir à missa (preguiça, dores, problemas familiares) mas devemos pegar a nossa cruz e seguir Jesus, porque Ele não merece sobras, o Cristo merece a primícia.

Você sabe por que muitas vezes estamos com a fé fraca? Por que muitas vezes caímos em tentação? Simples. Porque não estamos rezando! Não estamos dando o nosso testemunho de cristão. Vigiai, pois, irmão o que fazes. Temos que dar trestemunho de vida. Devemos ser a luz. Pois não basta só rezar, tem que ter ação.

Eis aí o significado da palavra oração: orar + ação = oração.

Temos que permitir que Jesus Eucarístico mude a nossa vida! Devemos juntar tesouros espirituais e não materiais, lembre-se disso!

Ide e pregai o Evangelho a todas as nações e viva a frase: "Sou feliz por ser católico!"

 

 

 

Festa de Santo Antônio - 2015 - 1º Dia

04 de junho, 2015

Tema: “Santo Antônio, proteção dos desamparados.”
Celebrante: Padre Aristides
Responsável: Legião de Maria e Mãe Rainha

Animação: Coral Imaculada Conceição

 

Nesta Quinta- Feira de Corpus Christi (04/06/2015) às 17:00hrs foi realizada a Adoração e ao final a benção do Santíssimo dada pelo nosso pároco Pe. Aristides na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Em seguida todos saíram em caminhada para a igreja de Santo Antônio.

A festa foi iniciada com o levantamento da bandeira e em seguida aconteceu a Santa Missa.

Muitos fieis estiveram presentes e tornaram a festa ainda mais bonita.

Durante a homilia, o padre Aristides nos pediu que tívessemos ânimo, que a nossa alegria esteja no Senhor e nos lembra que a Eucaristia é o próprio Jesus. O padre ainda reforça a nossa necessidade de sermos mais firmes na fé e deseja que os nossos olhos brilhem ao ver Jesus Eucarístico. 

E eis o aprendizado de hoje: Ir à missa e não comungar é como estar morrendo de sede estando na frente de um manancial!

Ao fim da missa, a equipe Legião de Maria e Mãe Rainha venderam quitutes na porta da igreja Santo Antônio.

Venha participar desta linda festa!

Contamos com a sua presença amanhã!


 

Coroação de Nossa Senhora

31 de maio, 2015

Neste domingo (31/05) a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio celebrou e encenou a coroação da Virgem Maria.

A missa iniciou-se às 18:00hrs na Igreja de Santo Antônio, na Barra I, onde houve também a bênção dos lencinhos da Infância e Adolescência Missionária. 

 

Durante a homilia, o padre Arisitides, com suas belas palavras, nos lembra que somos herdeiros de Deus e, reforça o que o Evangelho nos diz: "Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!" (Mt 28, 19). E pede para que, todos juntos e em voz alta, digamos "Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo" (Mt 28, 20).

 

Após a missa, a comunidade, junto com o Padre Arisitides, seguiu em caminhada para a Barra II, onde aconteceu a encenação da coroação de Nossa Senhora.

A encenação da coroação contou com as crianças, os adolescentes e os jovens da comunidade, onde juntos, fizeram a comunidade se emocionar com o belo espetáculo de gestos e palavras. Finalizando com a coroação, onde uma adolescente coroou Nossa Senhora.

 

 

 

1/1

Please reload

Coroação
Festa Santo Antônio
Retiro
padrecícero
Cristoteca
sãopedro2015
Santa Rosa

Endereços:

• Av. Cecília Cândida da Silva, S/N

• Rua da Cepe, S/N
Barra de Santo Antônio, AL

CEP: 57925-000
 

© 2015 por Paróquia de Barra de Santo Antônio. Orgulhosamente criado por PASCOM/BSA

  • b-facebook
  • Google+ Preto Redonda
bottom of page