UM POUCO DA HISTÓRIA DA PARÓQUIA:
HISTÓRICO RELIGIOSO DA BARRA DE SANTO ANTÔNIO - ALAGOAS
(Este conteúdo foi declarado pela Senhora Alfredina. A mesma é muito atuante na comunidade católica por longos anos e de uma longevidade de 81 anos).
Por: Pe. Aristides Jorge Pereira

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Igreja de Santo Antônio
Esta Igreja e comunidade de Barra de Santo Antônio pertencia à Paróquia de São Luís do Quitunde e o pároco que por aqui celebrava era o Padre Durval. Com a sua morte, veio para esta freguesia o padre de Pindoba, o reverendo sacerdote Abelardo Romeiro Pereira em 1959.
Como ficava muito distante dificultando o trabalho pastoral,o senhor Bispo nomeou para assistir a esta comunidade católica, o sacerdote Lourival Moreira.
No ano de 1979 precisamente no dia dois de dezembro, é criada a paróquia de Santo Amaro, sendo seu primeiro pároco, o sacerdote Clovis Pimentel e a Barra começou a pertencer a esta nova paróquia.
Em 26 de março de 1988 assume como pároco o padre Manoel José dos Santos, celebrando nesta comunidade da Barra pela primeira vez no dia 27 de março de 1988, um domingo de Ramos.
Viajando para Jerusalém em 20 de setembro de 1994, assume o padre Petrúcio Ramires de Lima.
Em 1996 o padre João Cesar começou a celebrar por aqui até 23 de maio de1996.
No ano de 1997 , no dia 01 de fevereiro quem tomou posse na paróquia foi o padre José Vicente de Santana. No dia 13 de fevereiro de 1997, o pe. Vicente começou a celebrar também aqui na Barra de Santo Antônio.
No dia 04 de outubro de 2007, chegou para assumir esta comunidade da Barra, o padre Petrúcio dos Santos e sua primeira celebração aqui foi no dia 06 de outubro.
No dia 11 de dezembro de 2007, por motivos superiores, o padre Petrúcio, deixou a Barra.
Em 11 de dezembro de 2007 chega para a nossa comunidade o sacerdote Olezil Bezerra de Vasconcelos. O padre Américo Henrique foi colaborador por um tempo e logo após foi colaborar em uma paróquia em Maceió.
No dia 27 de abril de 2010, veio para substituir o pe. Olezil, o sacerdote administrador de São Luiz de Quitunde, o padre Edvan Bernardino da Silva.
No dia 11 de março de 2011, chega ao nosso meio o padre Aristides Jorge Pereira que se encontra até os dias atuais.
UM POUCO DO HISTÓRICO DA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO
CO-PADROEIRO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E SANTO ANTÔNIO
BARRA DE SANTO ANTÔNIO - ALAGOAS
Conversando com o senhor Clézio Valentim e com a senhora Alfredina, chegamos a uma síntese histórica da nossa querida igreja de santo Antônio.
Sendo arcebispo de Maceió Dom Adelmo Cavalcante (1963-1976), e sendo Bispo auxiliar Dom frei Eliseu Maria Gomes de Oliveira, sagrado bispo em 1968 e permanecendo em Maceió até 1974, o bispo Dom Eliseu orientou os pescadores e agricultores nas paróquias do litoral norte do Estado.
Trouxe para catequizar e para a pastoral nesta área norte, a Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus.
Em anos anteriores a 1975, foi construído por iniciativa de Dom Eliseu, um estaleiro, hoje o salão Dom Eliseu, cujo intuito do bispo era que o povo assumisse como cooperativa ou associação, e não acontecendo esta meta, o bispo traz do Canadá o pe. Silvestre para um trabalho social nesta área norte.
O pe. Silvestre, para que o estaleiro da Barra de Santo Antônio fosse bem administrado, convidou o senhor Clézio Valentim, paroquiano de São José do Trapiche, Maceió, que administrou o estaleiro nos anos de 1975-1981, órgão conveniado com o PIPIMO, Arquidiocese e a Legião Brasileira de Assistência Social.
Durante os seis anos que o senhor Clézio esteve à frente do estaleiro, o pe. Silvestre, à pedido da população católica da Barra, celebrava as Santas Missas no próprio estaleiro e sua primeira missa foi no terceiro sábado do mês de maio de 1975 às 16.00 horas.
De 1978 a 1981 aconteceram vários momentos missionários e pastorais na Barra, crescendo assim a vontade de construir junto ao estaleiro uma capela para as celebrações.
Em 1988 a igreja foi totalmente construída e as celebrações deixaram o estaleiro para a igreja nova e o padre Clóvis Pimentel, pároco de Paripueira, escolheu como padroeiro da comunidade, São Francisco de Assis.
No dia 11 de dezembro de 2007, chega para a Barra de Santo Antônio como administrador paroquial, o Pe. Olezil Bezerra de Vasconcelos e que após ter conversado com o povo de Deus e tendo esclarecido que a cidade tem o nome de Santo Antônio e o rio que passa pela cidade também tem este nome, foi aprovado pelos fiéis em consenso, que a Igreja também tivesse como padroeiro Santo Antônio, não deixando absolutamente de homenagear e celebrar o grande e admirado São Francisco de Assis.